3 de março de 2011

Deus usa o que é apararentemente inútil





“...não andeis cuidadosos quanto à vossa vida...”
Mt. 6.19 - 21; 30 – 34   

O que é que te inquieta? Quais são as circunstâncias nas quais você se encontra preso?
Quero começar essa reflexão contando um pouco de meu testemunho de vida.
Bem, eram os idos de 1977 e eu ainda estava na barriga de minha mãe quando seu cunhado orou dizendo palavras como as seguintes: “meu Senhor, se essa criança nascer para teu serviço que assim seja, caso contrário, que seu destino seja cumprido pela anomalia da natureza”.
Era a quarta gravidez e todas as anteriores foram abortadas naturalmente: a última dentro de um banheiro. Não fora uma intervenção divina, esse também seria meu fim.
Bom, minha progenitora conseguiu chegar até o quinto mês de gestação, quando foi feita uma ultrassonografia e descobriram um membro viril. Conclusão? ‑“Vai chamar-se Ezequias”. Esse foi o nome dado a mim após minha mãe contar a seu cunhado e ele abrir a bíblia - naquela crendice antiga de abrir a bíblia e simplesmente achar que o que naquele ponto destacado continha, seria, necessariamente, uma mensagem de Deus – até que acho esse nome bonito e interessante. Acertaram.
Desde pequeno fui uma criança adoentada, magra. Eu tinha problemas de fígado. Vomitava muitas coisas que comia. Lembro-me, de um dia, indo para o trabalho, de está dentro do ônibus superlotado, quando, de repente, (???????????????)...
Acordei com muitas pessoas ao meu redor e uma dor muito grande na cabeça. Após sentar-me, levei a mão até a nuca e descobri que estava sangrando...
Tínhamos uma vida muito limitada de recursos. Lembro-me de, muitas das vezes, comer arroz, farinha, e ovo mexido. Ouvia minha vó (pois fui criado por ela desde um mês de idade)dizer: “ Meu filho, dê graças a Deus porque de lá de onde eu vim, papai pegava o feijão, colocava farinha e dava para nós comermos e dizia que não saberia se conseguiria alguma coisa para o jantar.” Lembro-me quando já pré-adolescente (oito ou nove anos, talvez), ter ouvido de alguém que, disse ele, queria ver-me um dia comendo numa lata de lixo... Também lembro-me da pureza em que vivíamos: das noites de São João, pulando fogueira na rua com os vizinhos nos dias frios. Lembro-me de empinar pipa com as crianças de minha época e que, infelizmente, muitas delas, ou estão presas, ou já morreram. Também lembro-me de coisas boas que marcaram minha vida como da primeira vez que o Espírito Santo veio à mim, fazendo-me profetizar na congregação. Lembro-me de minha primeira pregação (versava sobre o pecado de Davi e Bate-Seba) Dou graças a Deus e às pessoas que Ele colocou em meu caminho para que eu fosse o homem que sou...
Quero aqui cometer o que em literatura se chama de digressão, e mudar de meu testemunho para o seu, meu caro leitor. Qual é o seu testemunho? Quais são as suas experiências? Qual é a sua história? Como você se sente, agora? Hein?
Todos têm suas experiências e você não foge à regra. Aliás, quando Deus chama alguém para um propósito específico, primeiro Ele o ajuda a escrever uma história. Você tem rascunhado com Ele a sua? Qual o propósito da sua vida? Seria nascer,crescer para trabalhar e casar, comer,beber  e ir à igreja cumprir suas obrigações religiosas e dormir? Ter sua casa, onde? Na praia? Em um bairro nobre? Morar de aluguel? Ser empresário ou ser empregado?
Em meio a esse turbilhão de entraves e agitações, você tem se sentido útil para alguma coisa?
Existe um ditado bem interessante que diz: “longe dos olhos, longe do coração.” As Escrituras dizem que se colocarmos nosso coração nos bens que alcançamos nessa vida, teremos enfado, porque ali estarão concentrados nossos esforços, desejos e preocupações. Isso tem levado muita gente à depressão, stress e a um completo sentimento de inutilidade.
O Mestre Jesus está sempre convidando-nos a enxergarmos a vida na perspectiva da dependência de Deus para que saibamos que Ele, quando conosco tem propósitos, e sobretudo, específicos, cuida de nós.
Quando nos encontramos em situações como talvez você esteja agora, Deus sempre nos surpreende com o inesperado. A princípio, a sensação pode não ser das melhores. Poderá parecer que, de repente, “está dando tudo errado”, como se houve dizer. Mas é exatamente nesses momentos de evasão da lógica humana que o Senhor opera em nós uma mudança de foco para que Sua vontade seja realizada por e em nossas vidas. Porque é exatamente quando isso acontece, que, de fato, seremos felizes e prósperos no amplo conceito da palavra.
O senhor Deus é especialista em inverter valores na perspecitva do reino dos homens para situar-nos no Seu Reino, pois está escrito: “buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas”.
Troque o seu julgo da inutilidade pelo julgo da graça de Deus em Cristo Jesus, pois você gozará de suavidade e segurança em seu interior quando você estiver nos braços do Pai. Use aquela palavra em aramaico (aba - Pai) e Ele te dirá: “estou aqui, meu filho”.
 Você pode ser visto, apontado, desprezado ou sentir-se como imprestável e sem utilidade, mas Deus sempre te verá com Seus olhos e não com o dos homens, pois, tem a maestria de usar as coisas que “não são” para confundir as “que são”.



Em Cristo,

9 comentários:

ISMAEL SILVA disse...

NADA MELHOR DO QUE SER USADO NAS MÃOS DE DEUS, AINDA QUE NADA SOMOS, MAS DEUS É ESPECIALISTA EM FAZER VASOS, QUE POSSAMOS LEMBRAR DOS JUIZES, QUE MESMO SEM RECURSOS CONQUISTARAM GRANDES VITÓRIAS. QUE DEUS EM CRISTO CONTINUE LHE ABENÇOANDO RICAMENTE. ABRAÇO!!!!

SUSY HART- disse...

Que alegria encontrar este blog...nasci e cresci na igreja batista...e amo a obra do Senhor!!! se puder, visite meu blog. http://susyhart.blogspot.com/

Jean-Paul disse...

Ezequias

Sua história não é diferente da de muitos por esse mundão a fora. A diferença é que você foi à luta e por ir à luta foi agraciado por Deus. Muitos que tem histórias parecidas com a sua em vez de transformá-la numa escada para o progresso enxergam apenas um buraco onde caem implacavelmente.
Só posso te dizer que continue acreditando naquilo que te parece agradável a Deus.

Anônimo disse...

Um homem que era ao mesmo tempo tolo e sábio(pois era muitas vezes tido como tolo por gente que não o sabia escutar)uma vez foi abordado por um missionário religioso que tratou de convertê-lo. Depois de algum tempo ouvindo-o, o homem disse ao missionário:
"Tudo bem, amigo, concordo em engajar-me em seu culto, contanto que você, em contrapartida, aceite uma dessas aqui". E estendeu-lhe um punhado de pílulas.
"O que é isso?", perguntou o missionário.
"São pílulas para o coração.", respondeu o homem.
"Mas eu não tenho problemas do coração."
"Ora, amigo, se elas me fazem tanto bem, com certeza também te farão..."

Ezequias Lourenço disse...

Deus abençoe a todos vocês pelas postagens. Deus é convosco. Abraços.

Lima, Alexandre disse...

Graça e paz!
Sabe o que mais me deixa intrigado? Que DEUS parece sempre andar na contra-mão . . . Aquilo que a principio se apresenta como falível, Deus o honra diante de seus preconceitos, aquilo que era desesperança se torna palpável ! ! ! O Milagre não esta somente nos grandes e misteriosos prodígios, o milagre esta dentro de nós...
Oscúlo da paz ! ! !

daniela disse...

Oi Ezequias
Muito lindo o seu testemunho. Deus tem um propósito em cada vida.
Que Deus continue usando a sua vida através do seu blog
Abraços
Daniela

Eliabe Gabriel de Lima disse...

Olá meu amigo, muito bom seu blog. Assuntos bem interessantes gostei muito. Continua assim deixa Deus te usar cada vez mais. Abraço de seu amigo Eliabe Gabriel de Lima, Horizontina-RS.

nice salgados congelados disse...

NADA MELHOR DO QUE SER USADO NAS MÃOS DE DEUS, instruindo-o em toda sabedoria e entendimento, para ministrar ao Seu povo a palavra revelada da salvação. e que Deus continue o abençoando cada vez mais!!grande abraço..