18 de março de 2011

O cristianismo e as cinco questões existenciais


Cl. 1.16 – 20  “Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, visíveis e invisíveis...ele é antes de todas as coisas e todas as coisas nele subsistem...para que em tudo tenha a preeminência...”.

Na busca constante para respostas sobre sua existência e siginificado da vida os homens criaram a religião para conseguir satisfazer suas ansiedades e preencher o vazio existencial, tão inato a nós humanos. Criaram para sí deuses e passaram a prestar-lhes reverência, atribuindo os fenômenos da natureza às diversas deidades.
Na grécia antiga os educadores da época desenvolveram a paidéia, e com ela um conceito não-atual de mitologia, onde eram contadas histórias da sociedade e cultura daquele povo nas praças e esquinas em diversas regiões, a fim de educar seus cidadãos e não deixar a cultura morrer com os mais velhos. Ao orador era atribuído uma veracidade no que falava, ao que se chamava de mito.
Um sábio filósofo chamado Platão, questionou essa suposta verdade ensinada por esses educadores e começou a incutir na mente dos cidadãos gregos o logos, ou seja, o conhecimento investigativo (agora o conhecimento precisaria ser investigado, entendido e comprovado para ser tido como verdade). Daí surgiu o conceito de filosofia: a busca e investigação do saber.
Em certo momento do desenvolvimento da civilização, a investigação de forma filosófica começou, a exemplo da religião, a deixar por desejar nas aspirações da sociedade daquela época.
Surgia, então, a investigação científica, com técnicas de investigação mais apuradas e convencionalmente reconhecidas e aceitas para que algo fosse tido como verdade: passamos então para a revolução científica.
Uma questão interessante para nós seria: como o cristianismo é visto em meio a tudo isso? Mesmo que o império romano tenha implantado um sistema religioso na igreja a partir do séc. IV, os princípios do cristianismo ensinados pelo Grande Mestre, Jesus Cristo, não nos condiciona a um mero sistema de rituais, obrigações, ordenanças e proibições. A religião, ao contrário do que parece, não nos trás respostas, provoca-nos mais dúvidas, tomemos por exemplo, o existencialismo: o homem ainda está em busca do por quê de sua existência.
A religião é um mero aparato social a fim de manter uma organização no seio da sociedade, bem como em conter os anseios da humanidade. Infelizmente, na prática ela tem demonstrado o contrário disso: sedições e guerras têm sido alarmantes no decurso da história (cruzadas, guerras sobre a questão Palestina, terrosimo de radicais islâmicos etc)
O Cristianismo geuníno tem se perdido através dos séculos, sendo escondido atrás da roupagem da religião, que por sua vez, não cumpre o seu papel: religar o homem a Deus e ao próprio ser humano.
No entanto, existem algumas perguntas inquietantes em torno das quais gira toda a vida da humanidade. Vamos discutí-las?

Quem sou eu?
Essa é uma pergunta essencialíssma ao ser humano e a mais desprezada nos poucos momentos de reflexão que temos. Muitos procuram sua própria identidade no outro: nas celebridades de holywood, âncoras de jornalismo, cantores, atores, apresentadores; nos pregadores, palestrantes, pastores, líderes políticos; nos empresários, atém nos participante de reality shows... pessoas que, por estarem envolvidas com algum tipo de mídia,  influenciam a opinião pública. Entretanto, o ser humano tem se esquecido de olhar para dentro de si mesmo, descobrir e sentir a essência que nele habita. A busca da identidade não deve se dar de fora para dentro, mas sim, o oposto disso: de dentro de nossas entranhas.
Devemos reconhecer o valor do dínamo que em nós habita e se emaranha em nossas via interna – o nosso espírito. “Homem conheça-te a ti mesmo” dizia a palavra num dos templos gregos. Isso é pensante.
Para nós, cristãos, vale uma pesquisa de autoconhecimento que vai além da investigação do próprio eu. Quando convertidos a Deus em Jesus Cristo, devemos aperfeiçoar nosso relacionamento com Ele. Devemos nos envolver com o Espírito Santo e as Sagradas Escrituras que nos ajudam a irmos além de uma existência vegetativa e superficial. Só quando passarmos por uma transcendência para o plano espiritual é que chegaremos o mais próximo da definição de nossa existência.
Pessoas que obtiveram sucesso nas diversas áreas e ocupações na vida e consequentemente na sociedade, foram aquelas que conseguiram apenas ser elas mesmas e desenvolverem suas potencialidades com amor ao que faziam. Nós, cristãos, devemos desenvolvê-las em Cristo, pois está escrito: “sem mim nada podeis fazer”. Fazendo assim seremos mais produtivos para o Seu reino.

De onde eu vim?
Continuando no frenesi por respostas o homem, no decurso de sua história, tem criado teses e teorias, muitas delas bem discutíveis. Charles Dawin realçou uma teoria já existente e pouco conhecida em seu tempo: seleção natural das espécies, mais conhecida como Evolucionismo ou Darwinismo.  Essa teoria diz que o homem é um resultado de um processo de mutação e evolução de uma espécie que tem como ancestral o macaco.
Os religiosos (nesse caso o cristianismo se enquadra nesta vestimenta social – a religião), creem numa teoria de base dogmática e teológica chamada de Criacionismo: teoria essa creditada e difundida por religiões, tais como, islamismo, judaísmo e cristianismo, só para citar algumas. Essa teoria diz que o homem é resultado de uma moldura de barro animada pelo sopro de um criador inteligente, sendo, esse ser humano, o mesmo em todas as eras, buscando uma evolução apenas mental e congnoscitiva, após a penalização por desobediência a esse mesmo Criador.
Por conta dessa controvérsia, nos Estados Unidos da América surgiu uma teoria chamada Design Inteligente. Tal teoria vem tomando corpo no sistema educacional americano, e tem  sido muito criticada por especialistas da área. Hoje em dia há uma forma de educação chamada home schooling. Essa nova forma de educar tem adotado essa teoria e tem sido uma opção às escolas públicas e particulares naquele país. Esse sistema de educação paralelo é financiado, administrado e  executado por pais que não concordam com uma ou outra teoria e, por isso, ensinam seus filhos em casa ou em algum lugar de sua escolha – geralmente isso acontece motivado por convicções religiosas.
O Design Inteligente seria uma tentativa de resposta ao Evolucionismo, contudo sem declarar o Criacionismo, o qual, por sua vez, tem muitos termos e concepções teológicas.
Em meio a tantas teorias, um cidadão de pura mente humanista, encontra-se perdido (aliás, o niilismo é uma forte característica do pósmodernismo: não acreditar em nada) Alguns optam por escolher o Evolucionismo, outros o Design Inteligente, ainda outros em nada acreditam, pois tudo é relativo, generalizam eles. Ainda que por uma questão de identidade, o homem precisa se ater a uma tábua de salvação. Os cristãos, porventura, encontram-na nos ensinamentos do Mestre Jesus. Ensinam-nos as escrituras que nEle foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, tanto as visíveis como as invisíveis, foram feitas por meio de Jesus Cristo. Também aprendemos a honrar, temer e adorar a um Pai celeste e criador de todas as coisas, inclusive do homem.
Independente de nossas convicções, tudo isso nos refaz pensar de onde viemos e leva-nos à próxima questão,

Por que estou aqui?
Para tudo existe um sentido na vida. Quando não o achamos, tratamos de inventar um. `E impressionante como buscamos resposta para tudo. Você já parou para pensar no por quê de certos sentimentos que tem vêm ao coração, de certas aptidões que você tem, com relação a fazer as pessoas rirem, por exemplo; na satisfação que te dar fazer determinado tipo de coisa, como dirigir um automóvel, ou fazer um bolo, ler um livro ou falar em público? Tudo isso seria uma mera coincidência, fruto do acaso, relatividade conjuntural ou teria um propósito por trás disso?
Tal reflexão nos ajuda a entendermos melhor o propósito de nossa individualidade e da existência coletiva. Cada um de nós não teria uma missão para cumprir? Não seria por isso que existem muitas pessoas infelizes, por não descobrirem sua utilidade? Ou também não seria pelo mesmo motivo que encontramos pessoas realizadas e felizes em fazer coisas, que simplesmente, achamos tão banais e inúteis? Aliás, qual a sua utilidade? Qual a sua missão? Qual o seu propósito na vida? O apóstolo Paulo, um grande sábio, disse uma coisa interessante: “a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus”, indo mais além: “não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que saibais qual seja a boa perfeita e agradável vontade de Deus.” A resposta à essa pergunta (por que estou aqui?) não pode ser dada pelo mundo na pessoa de cientistas, mestres, doutores, pesquisadores ou intelectuais. Você precisa encontrá-la em Jesus Cristo, pois nEle estão ocultos todos os segredos da sabedoria, os quais Ele revela aos que a Ele se chegam. Ele provou isso em sua existência fazendo milagres, ajudando os necessitados pobres de espírito, e tudo isso foi testificado por pessoas idôneas e documentado em achados históricos e na Bíblia Sagrada que nunca foi desmentida pelos que a isso se dedicaram. Para tal, precisamos renovar nosso entendimento que uma vez nossos pais perderam (pois só usamos 10% da capacidade de nosso cérebro – quem usa 12% já é considerado um gênio)no Éden. Para isso não há outro caminho, senão ouvir e praticar os ensinamentos do Mestre Jesus da Galiléia, pois como Ele mesmo disse: “ninguém vem ao Pai ao não ser por mim.” Na convivência em meio essa sociedade frustrante, entediante, estressante, caótica de conhecimento espiritual e desacreditada, ainda podemos encontrar pessoas cheias do Espírito Santo, que têm plena convicção do por que de sua existência, pois conhecem a vontade de Deus pai para suas vidas por levarem uma vida de fé e esperança.

O que posso fazer?
O sábio Salomão um dia disse: “o que vier à tuas mãos para fazer, faça, pois para a sepultura aonde tu vais, não há projetos, intentos nem planos”. Vivemos num mundo cheio de possibilidades e oportunidades, para isso precisamos fazer uma autoanálise de nossas vocações, gostos e aptidões (pois certamente é Deus quem coloca isso em nós) e rascunharmos projetos com Deus e executá-los, pois Ele sempre será conosco. Uma vez que o que nos propomos a fazer é legal, moral e ético, não ferindo nossas convicções cristãs, Deus certamente aprovará. O Senhor Jesus Cristo um dia disse a Seus discípulos: “ eu vos escolhi para que vades e dês fruto e o vosso fruto permaneça”. A tônica da semântica dessa fala é concernente ao Reino de Deus, no tocante à propagação e convencimento pelo Espírito Santo às pessoas com relação à pregação do Evangelho da graça com seus benefícios. Porém, esquecemos essa tão importante palavra – benefícios. No entanto, não podemos negar que as bênçãos do Senhor se constituem a partir do local, desejos e interações que nos dizem respeito. Tudo aquilo que você pede poderá ser realizado: na família, na faculdade, na carreira profissional, nos negócios .... somos advertidos por Jesus a buscarmos em prioridade o reino de Deus e Sua justiça, para termos acréscimo daquilo que desejarmos. Meu irmãos, seremos abençoados se propagarmos e expandirmos o reino de Deus, sendo assim, ele estará onde estivermos.

Para onde vou?
Há alguns que encaram a vida como um palco onde se ensena uma peça – sem saber se a vida imita a arte ou a arte imita a vida. Contudo, reconhecem que tudo é uma atuação. Há outros que a encaram como um longo caminho, infelizmente curto para muitos. Pessoas o tempo todo parecem ir a algum lugar, a maioria delas descobre – às vezes um pouco tarde – que está indo a lugar algum. Mas a sensação que temos é que tudo sempre está em movimento. Machado de Assis já dizia,  “não sei se o tempo passa ou nós que passamos no tempo.
A certeza é que algum coisa muda”.
Vivemos em um mundo utilitarista, onde as pessoas valem o que podem produzir e no que podem ser usadas. Não há mais tempo para um bom bate-papo entre amigos. Não há mais valorização do conhecimento e experiência dos mais velhos, sobretudo na cultura ocidental. As pessoas estão sempre com pressa. A pós-modernidade roubou-nos o senso de humanidade; ofuscou  a mente de muitos acerca do entendimento sobre o Eterno, pois o deus desse século cegou os homens da luz do Evangelho de Jesus Cristo. Muitos até creem em Cristo só nesta vida: apenas como um pensador, sábio e iluminado. Têm por Deus o próprio bolso e o ventre. Muitos cristãos, mesmo aceitando que Jesus é o filho de Deus, já não acreditam, sequer na possibilidade do milagre – só quando lhes é conveniente: na multiplicação dos pães, por exemplo, pois isso implica prosperidade.
Já não ouvimos falar mais em ressurreição ou arrebatamento. Quando se fala em céu, renovação de todas as coisas, governo eterno, júbilo, alegria... já não há mais esperança,entusiasmo. As pessoas estão desacreditadas, não conseguem mais transcender, se elevar em êxtase espiritual (não conseguem sequer prestar um culto racional). Já não há mais espaço para pensar as Escrituras, refletir a vida sobre elas. Já não se consegue pensar – o que é uma contradição ao constante fluxo de informação em nossa sociedade: isso tem causado uma verborréia e sufocado a mente do homem atual.
Para onde estamos indo com tanta pressa? Qual é o nosso destino? “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu pai há muitas moradas, eu vos teria dito, se  não fosse verdade, pois vou preparar-vos lugar. Voltarei para levá-los. Onde eu estiver, vocês estarão comigo”, disse Jesus. Isso  já basta.



Em Cristo,

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse estudo é tremendo.
Isso que o povo de Deus precisar ouvir e conhecer.
Hoje quando li uma palavra que está em Atos dos Apostolos 8, sobre Felipe e o Etiope comecei a chorar porque vemos que são poucos os pregam de verdade e ensiman.
E sabemos que uma Alma sadia precisa de ouvir e entender a verdadeira palavra de Deus!
Deus abençoe ao Pb. Ezequias Lourenço e a sua familia.
Pr. Reginaldo Bezerra.
Igreja Evangélica Luz para as Nações

Sonhos De Deus disse...

Oii muito bom o estudo parabens,que,Seus caminhos sejam tão límpidos
como as águas do mais sonhado riacho...uma semana com toda sorte de benção pr vc !!

Ezequias Lourenço disse...

Deus abençoe a todos pelos comentários. Abraços.

Pastor Guedes disse...

Caro Ezequias,

A Paz do Senhor!

Valeu apena demorar para vir aqui, pois deparei-me com um texto excelente e muito bem explicitado. Concordo com o primeiro comentário do Pr. Reginaldo. O povo de Deus precisa ouvir isso tudo!

Muito bom mesmo! Parabéns pelo blog e a qualidade das mensagens aqui postadas!

Deus lhe abençoe Amado.
No Amor de Cristo!

Otoniel disse...

Estamos carentes de estudos que foquem a parte existencial respaldada pela Palavra de Deus. Você foi feliz em escolher um tema que revela algumas questões que estão em voga nos nossos dias, mas com um visão deturpada. Você esclareceu o que muitos teólogos trazem uma nebulosa interpretação dentro desse assunto. Parabéns! Valeu pela clareza e discernimento.