26 de janeiro de 2011

A misericórdia de Deus é a medida de todas as coisas

Em que consiste a sua vida? O que te motiva?

À estas perguntas poderíamos dar qualquer resposta - principalmente se estivéssemos em uma roda de amigos - somente para não deixarmos um vácuo em um suposto diálogo.

Aqui, você tem um tempo para pensar um pouco sobre isso. Ninguém te ouvirá se você, por um acaso, pensa que alguém te acharia idiota se falasse.

Lembro-me que um dia desses, ao vasculhar alguns documentos em casa, encontrei minha certidão de nascimento. Nela vi que nasci às 04h20 da madrugada de uma segunda ou sexta feira(não estou tão bem lembrado) no hospital de Itapecerica da Serra. Era 1978; precisamente no dia 29 de janeiro. Nossa! A vida passa rápido. Já passaram-se 33 anos. Hoje sou pai de 2 filhos, casado há 12 anos. Fui à faculdade. Aprendi uma profissão. Passei por tantas coisas em minha vida: assaltos, ameaças de morte; traições, humilhações, despresos, rejeições; privação de alimento, vestimenta; muitas vezes não compreendido, invejado. 
Tenho conhecido incontáveis pessoas dos mais diversos tipos, origem, condição social, poder aquisitivo: algumas de diferentes culturas. Conheci e convivi com pessoas que já não mais seguem as pisadas do Mestre Jesus. Também tenho sido influenciado por pessoas (mesmo por aquelas que não povoam mais os átrios do Senhor) e venho influenciando outras muitas, com minha vida e testemunho; com esse blog, num bom bate-papo, em pregações, palestras, seminários que ministro; sala-de-aula, redes sociais (Orkut, Youtube). É bem verdade que erro - e algumas vezes já influenciei a outros com meus erros...
Percebo que minha velha vó de 87 anos já não tem aquele vigor de quando me levava à igreja, subindo e descendo as ruas do bairro onde ainda moramos. Hoje a vejo entre glórias e aleluias, no lapso de alguns cânticos, reclamar da fadiga e cansaço da vida, fazendo-me lembrar o salmo do velho Moisés. Também vejo que a senhora da esquina, que cumprimentávamos ao passar, já não está lá: foi-se ao lugar de todos os mortais...O fato é que nossa existência é curta como a grama. Cresce, enverdece, envelhece, murcha; quase nunca morre sem antes o cachorro urinar e defecar – aliás a grama tem essa sina. Ha ha ha.
Há alguns que baseiam sua vida meramente na vaidade: perfumes caros, roupas importadas; investem em rejuvenescimento com caras cirurgias plásticas, botox. Consideram apenas o  plano da aparência. Aspiram a fama e o status social. Preferem refeições dos melhores restaurantes ao de qualquer esquina em um bairro satélite; um bom networking com socialites...
Há alguns que baseiam sua vida meramente na conquista de bens e possessões. Fazem de tudo para conseguir algum tipo de lucro, quando percebem a oportunidade, nem que isso signifique defraudar, mentir, trapassear, trair, desreispeitar, humilhar para, por fim, ficar(como dizem os nossos queridos nordestinos) “por cima da carne seca”.

Mas também é fato que a casa envelhece e, considerando os desastres naturais do momento, na melhor das hipóteses, pode ser confiscada; pode haver despejo se não se pagar o aluguel; na pior das hipóteses, pode até literalmente cair ou ser inundada, desmoronar; o carro desgasta, deprecia, pode ser roubado, batido;a bolsa de valores, as aplicações em renda fixa e as várias diversidades de investimentos podem nos frustrar trazendo-nos grandes prejuízos; a maçã do rosto fica flácida, o bumbum caído, com estrias, celulite, as curvas do corpo já não bem definidas. O seio “pera cintura”. A visão turva; os ouvidos não mais conseguem definir as ondas sonoras. A barba branca, os braços fracos, as pernas trôpegas, a virilidade esvai-se - e talvez seja necessário uma virgem na cama só para aquecer o homem.; o humor, a certa altura da vida, pode não ser mais jovial...

O Mestre Jesus disse para não guardarmos tesouro nesta terra, pois certamente nosso amor, cuidado, ciúmes e apego estariam onde o guardássemos. O Senhor aponta-nos o Seu reino celestial como investimento: lugar que não pode ser invadido e muito menos ter seu sistema de segurança burlado. Também disse, se priorizássemos as coisas celestiais o Senhor nos acrescentaria as demais coisas que pedíssemos. E diz mais: estando nós nEle e Suas palavras em nós, poderemos pedir tudo e nos será feito. Contudo, o modelo consumista e utilitarista de vida, apresentado por um sistema capitalista e escravizante da sociedade pós-moderna, tem-nos, quando não limitado, ofuscado a visão do reino para que não nos resplandeça com amplidão a luz do genuíno Evangelho de Cristo. Somos tendenciosos a inverter os valores (o que podemos constatar na sociedade atual), entretanto, podemos e terminantemente não somos proibidos por Deus de ter bens,riquezas e qualquer tipo de posses legais, mas sem priorizar, venerar, idolatrar; isso, logo, torna-nos um obstáculo imposto por nós memos.
O sábio e velho Salomão chegou a uma conclusão quando disse: “De tudo o que se tem ouvido,  o fim é: teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem”.O que realmente deveria nos motivar e dar sentido às nossas vidas seria uma vida cheia do Espírito Santo. Deveríamos viver em torno da comunhão e do conhecimento da Palavra de Deus. Deveríamos aprimorar nosso relacionamento com Ele. Deveríamos atender, com responsabilidade, Seu chamado e vocação para promoção e expansão de Seu reino e não nos vendermos a preço de lentilhas. Com certeza, seríamos mais realizados e abençoados.
Um dos substantivos relativos ao divino, dentre os muitos que me fascinam, é a “MISERICÓRDIA”. Essa palavra no original significa: “carregar o miserável em seu coração”. Quantas vezes não nos sentimos carregados por Deus? Até porque Suas misericórdias se renovam a cada manhã. Nos momentos densos de trevas infindas; escassez de alimento, vestimenta, amigos verdadeiros... percebemos o Senhor trabalhar para a  nossa edificação,provisão e sustento, pois Ele conhece nossa estrutura e lembra-se de que somos pó. Após nossas falhas e fracassos, incosntâncias e arrependimentos, lembramo-nos de que somos objetos do bem do Senhor, sempre.
Graças ao Senhor, nossas ofensas não são tratadas com equivalência: “onde abundou o pecado, graça superabundou”. Deus faz jus à fé que temos em Seu Filho (Jesus Cristo), pois Sua justiça ocorre quando lembra-se de nós por Sua misericórdia, e por ela, nos dá a fé como dom: somos justificados, não por merecimento e sim por complacência e misericórdia de Deus que triunfa sobre o juízo.


Em Cristo,

4 comentários:

fabiosantos@boll.com.br disse...

A PAZ QUERIDO GOSTEI MUITO DA MENSAGEM ESTÁ DE PARABÉNS DEUS TE ABENÇÕE MUITO AS SUA MENSAGENS DE EDIFICAÇÃO A PAZ

Anônimo disse...

Graça e paz! Bendito irmão, como é gostoso ver que aquilo que escrevemos por sua vez, são as grandes inquietações provocadas pelo Espirito Santo, "vivei neste mundo, mas não vos conformei com ele" . . . Pensemos assim, talvez não tenhamos oportunidade de deixar um mundo melhor para nossos filhos, mas então nos esforcemos para deixar para o mundo filhos melhores...Deus o abençoe... até breve.

Ezequias Lourenço disse...

Obrigado, meus diletos irmãos, pelos tão preciosos comentários. Precisamos nos unir a cada dia para vencermos como pessoa e como igreja.

Em Cristo.

Ismael Silva disse...

Me lembrei de um louvor que diz : é grande a seara mais são poucos os trabalhadores....que Deus abençõe ricamente cada componente dessa equipe e que a cada dia mande mais trabalhadores para ajudar nessa grande Obra evangelizadora, para que muitos conheçam a grande misericórdia e amor de Deus. que Deus o Abençõe meu querido irmão Ezequias!!!