22 de janeiro de 2009

Usurpação ao sagrado


No culto de ensino da última sexta-feira, tive a difícil e privilegiosa tarefa de substituir meu pastor...
O mundo romano se subdividiu em monarquia, república e império - esse, a partir de César Augusto.

Roma, quando se tornou um império, assimilou muito da mitologia Grega, enriquecendo seu panteão de deuses, tais como: Zeus (deus supremo grego), Atenas (deusa grega da guerra e sabedoria), Dionísio (deus grego do vinho), Esculápio (deus da medicina) etc.

Em 1878 uma expedição de arqueólogos do museu de Berlim encontrou alguams ruínas de palácios e templos
daquela época na cidade de Pérgamo (atual Turquia) umas das importantes cidades do grande império romano, a saber:

altar à deusa Atena; templos do imperadores Trajano e Adriano; palácios reais, e o não menos famoso altar da batalha dos deuses contra os gigantes.

Ao enviar sua carta à igreja de Pérgamo,por interméido de João, Jesus Cristo fez menção ao "trono de satanáz" que estava naquela cidade, dizendo que satanáz habitava ali.

Embora Se agradasse de algumas coisas Jesus Cristo também tinha algumas coisas contra àquela igreja

Eles precisavam melhorar, pois corriam um grande perigo de cometer usurpação ao sagrado.

Infelizmente, hoje vemos muito modismos nas igrejas, algumas inovações que não melhoram o culto a Deus, pelo contrário, usurpam(roubam) Seu culto, que é sagrado.

As pessoas não estão mais passíveis à sã doutrina, e se põem como centro das atenções, invertendo os valores...

Ao meu ver, se não considerarmos o que vem nos tópicos a seguir, correremos um sério risco de usurparmos o sagrado:

A igreja genuína de Jesus Cristo deve defender a causa de Seu Evangelho, mesmo em meio às contrariedades - A VERDADE COMO ELA É.

Não podemos deixar o "trono de satanáz" se instalar em meio a nós. Ele tenta instalar-se de maneira sorrateira, e quando menos percebemos, implata sua ideologia que é completamente divorciada da Palavra de Deus. Muitas das vezes oferecendo vantagens para a liderança com propostas políticas irrecusáveis. Nesse momento é necessário ter uma visão ampla dos resultados e consequências de nossas atitudes dentro e fora de nosso raio de ação. Devemos lembrar que a causa do Evangelho é nobre, e, todos aqueles que a abraçam, têm a promessa da bênção de Deus, pois ela é o que de fato enriquece o homem. Não é necessário trocar o ministério por vantagens, pois quando isso acontecer não teremos mais compromisso com a verdade. Precisamos "reter o nome do Senhor Jesus" e não podemos "negar a fé".

A igreja, embora genuína, se encontra em meio a um sistema com interferências ideológicas humanas que devem ser espiritualmente discernidas.

No que tange à sã doutrina, precisamos discernir se há "doutrina de Balaão"(ou nicolaismo) no sistema. Há seminaristas que querem aplicar à igreja tudo o que aprendem no seminário teológico. Precisamos fazer ressalvas quanto a isso, pois muitos seminários são interdenominacionais, e isso entra em choque com a tradição denominacional a que o aluno (obreiro) pertence. Às vezes o sistema religioso em que o aluno está inserido não é condizente com algumas doutrinas centrais da fé cristã, por outro lado, tem muitos seminários pulverizando achismos com supostos embasamentos ditos teoógicos, "elaborando doutrina para si mesmos com mestres por eles aclamados" É necessário buscar embasamento bíblico, na história da igreja, e nunca esquecermos de buscarmos discernimento dos fatos, com espiritualidade e não espiritualismos subjetivos: precisamos discernir o que é idolatria, egolatria e prostituição espiritual no sistema.

A igreja genuína de Jesus Cristo não deve lutar entre sí, mas sim contra os anticristos.
Infelizmente sempre houve muitas disputas entre os que são mestres de fato e aqueles que se aclamam mestres. Nunca houve e, o bom senso diz que nunca haverá, uma agremiação de ensinadores que defendam pontos-de-vista idênticos. Isso dado a diversidade e subjetividade humanas. Somente no dia da colheita o joio será separado do trigo, contudo, não podemos continuar degladiando-nos, numa arena em que o único sangue que deveria continuar sendo hipoteticamente derramado seria o do nosso Cristo. As arenas romanas, conta-nos a história, já derramaram sangue de muilahres de irmãos cristãos. No entanto, há muitos irmãos que são especialistas em assassinar, derramar o sangue do companheiro. Paulo disse que nossa luta não é contra o nosso irmão. Não é carnal, e sim espiritual. Deveríamos aconselhar o irmão que supostamente tem um desvio de conduta, comete pecado, escândao ou coisa semelhante. Para os tais temos a palavra profética do anjo que apareceu a João na ilha de Patmos : "virei a ti e CONTRA ELES"

Unidos venceremos, reconhecendo que a obra é de Deus, logo todos são de Deus.
Vivemos uma época da fragmentação da cristandade. Pessoas se enclausuram em torno de uma denominação de vestidura litúrgica engessante. Constituem-se um verdadeiro paradoxo: pregam união, mas não têm critério para discernir os ditames da fé cristã e julgam todos os que são diferentes como estranhos e inimigos da "fé", não reconhecendo os verdadeiros irmãos e a essência do amor pregado pelo Mestre em excelência. Deus pai está acima e avesso a todas essas picuinhas religiosas. A causa-mor não tem aparato e nem referencial cultural; ela sim mostra um fio condutor da moral e não do moralismo que perpassa todos os "povos, pessoas, tribos e naçoes". A obra de Jesus Cristo, continuada através do Espírito por nós, é abrangente, intercultural, expansiva e trasnformadora de maneira endógena e não meramente exógena. Não olha o plano da aparência e sim o da essência. São àqueles que entediam e compartilhavam essa visão que foi feita a promessa dita a João, e o é para nós em extensão. Promessas essas ditas no final de cada carta escrita a todas as sete igrejas da ásia, e a essa, em específico: "Ao que vencer darei uma pedrinha branca com seu novo nome"

Em Cristo,


2 comentários:

José Luiz disse...

Graça e paz Pb. Ezequias, parabéns pelo seu blog, já me tornei um seguidor e como ficarei feliz se você também seguir o meu, aguardo por você, um forte abraço.

http://joseluizbans.blogspot.com/

Fabiosantos@boll.com.br disse...

A paz querido gostei muito da mensagem parabéns pela sua sabedoria isto é um dom de Deus um forte abraço