4 de abril de 2015

A PÁSCOA, O CORDEIRO E O COELHO - Seu significado para os cristãos.


A palavra "Páscoa" signfica "Passagem" e retrata ao momento em que o anjo da morte passou por sobre as casas dos hebreus (hoje conhecidos como judeus) no episódio em que não morreram os filhos mais velhos deles, mas somente os do povo que os escravizava: os egípcios.
Essa foi a última das 10 pragas que Deus enviou ao Egito, e então, o Faraó da época finalmente libertou o povo para que seguissem seu destino.
Para que se comemorasse esse grande feito, Deus pediu que sacrificassem um CORDEIRO sem manchas ou defeitos na noite anterior ao ocorrido, pois Deus já tinha em mente libertar seu povo. Então o povo comeu do melhor do CORDEIRO: um por família.
Os alemães trouxeram para o Brasil a comemoração da páscoa com a figura do COELHO, por conta de uma tradição também praticada no Egito em cuja cultura era o símbolo do nascimento de uma nova vida. Muitos dos povos antigos comparavam o coelho à lua, seria por isso que fora conhecido como o "COELHO PASCAL", devido a determinação da páscoa por conta do nascimento lunar.
Simbolicamente a páscoa tem um significado espiritual para os cristãos: ela significa a morte do CORDEIRO no lugar dos homens que estavam presos no Egito de suas angústias e decepções, sem a salvação Eterna prometida por Deus e para a qual o homem foi criado, antes de cair em pecado de desobediência.
Esse CORDEIRO É JESUS CRISTO, que viveu há mais de 2 mil anos e foi crucificado pelos romanos (com a conivência de seus próprios irmãos judeus), os quais sacrificavam as pessoas em forma de cruzfixão, fora da cidade num lugar elevado chamado "gólgota" ou "calvário" ou "caveira", por conta da semelhança de um crânio que a rocha tinha.
Essa exposição seria para causar medo e temor em seus cidadãos a fim de que não cometecem crimes.
Mesmo não havendo cometido crime algum, JESUS CRISTO FOI CRUZFIXADO, por conta de perseguição político-religiosa da época, pois a mensagem que ele pregava vinha contra aos interesses da elite da época.
Contudo, havia um projeto ainda maior por trás de tudo isso, pois enquanto os homens achavam que faziam um favor a si mesmos colocando um inocente "perturbador" na cruz, Deus já havia providenciado esse acontecimento em sua onisciência, para resgatar toda uma humanidade perdida através unicamente da fé em seu sacrifício e do cumprimento de seus mandamentos que se resumem no amor a Deus e ao próximo como a si mesmo.
A prova disso foi que no terceiro dia de seu enterro, JESUS RESSUCITOU e apareceu a muitas testemunhas oculares, segundo os evangelhos, pois a morte não foi capaz de detê-lo entre os mortos.
Ele deixou um substituto pessoal chamado ESPÍRITO SANTO para estar com todos aqueles que nele crescem, enquanto ele voltou para o seu Pai, para preparar um lugar onde os que o aceitaram e receberam poderão morar eternamente, e de lá, governar toda a humanidade que será restaurada para o Reino Eterno de Deus Pai e seu Filho.
Nossa esperança é sua vinda.
Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário: