5 de abril de 2013

Páscoa: Coelho ou Cordeiro? Fertilidade pagã ou fertilidade cristã?

 
 Estamos na semana da Páscoa e cria-se toda uma expectativa mercantilista em torno disso.
Poucos se preocupam sobre seu verdadeiro siginificado.
O comércio tem banalizado o significado sagrado de algumas festasbe memoriais importantes às nossas famílias, tais como: Natal e Páscoa. O nome "Páscoa" ,bem como sua comemoração e ritual,teve sua origem no Judaísmo, quando o anjo da morte passa (o signficado da palavra é P A S S A G E M) pela porta da casa em que havia sangue nos umbrais a fim de proteger da morte os filhos machos primogênitos dos israelitas, uma vez que a décima praga havia sido proferida à todos os meninos que viviam no Egito, local onde os Israelitas (também historicamente conhecidos como Hebreus e Judeus) estavam escravizados a cerca de 400 anos. O mundo ocidental tem trocado a figura do cordeiro, pela figura do coelho, símbolo da fertilidade para os pagãos. Na ocasião do acontecimento no Egito, terra de Gózen, um cordeiro sem mancha ou defeito foi sacrificado e o sangue usado para tal ato, trazendo aí uma conotação ao filho de Deus (Jesus Cristo) que veio na plenitude dos tempos e deu Sua vida para a redenção de todos os que nEle cressem. De sorte que a páscoa siginfica para os judeus a lembrança do livramento da morte que Deus deu aos seus filhos, junto com a liberdade da escravidão do Egito; e para os cristãos, significa um memorial do sacrifício de Jesus Cristo, que foi entregue por seus compatriotas aos romanos que o mataram, ocasião na qual se comemorava essa festa na Palestina, reforçando-se à isso, Jesus Cristo, juntamente com seus doze seguidores tomam uma Ceia, bem pouco antes da crucificação, por isso Ele passa a ser conhecido como O Cordeiro Pascal. João Batista foi o único que deixou claro ao afirmar literalmene que Ele (Jesus) era o cordeiro de Deus, quando disse: "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Ou seja, Jesus era o antítipo do cordeiro que era morto na ocaisão da festa da Páscoa, que era realizada anualmente pelos judeus. Ele disse isso quando o Mestre da Galiléia (como também era conhecido Jesus), veio até à ele para ser batizado. João Batista O precedeu ao trabalhar a ideologia dos hebreus sobre o Messias (ungido) prometido através dos profetas do antigo testamento da reiligão dele.
Somos fruto da fertilidade do Cordeiro e não do Coelho.

Nenhum comentário: