17 de outubro de 2008

Deus está no controle de tudo - Seja feliz

Ontem ministrei aos irmãos sobre a passagem de Rm. 8.18 e 28. O dois textos dizem respeito ao propósito de Deus em nossas vidas e a compensação futurística das dores e sofrimentos aqui passados.
Percebo que ao invés de nos movermos rumo aos nossos objetivos ainda na esfera humana, ficamos lamentando, nos colocando como vítimas da vida...
 
Com base nas Escrituras, entendo que Deus está no controle de tudo. 
Quer agimos ou nos omitimos; quer suportamos ou nos exasperamos; quer entendamos ou não... embora Ele permita tais agruras - que são comuns à vida, o que implica resultados de nossas ações, o propóstio maior sempre será a dominante em nossas vidas.
Deveríamos encarar as intempéries como desafios que nos fazem crescer pela abstração de conhecimento, pelas experiências. 
Um certo pensador por  nome Nietzche, disse: "o que não me mata, me fortalece". Percebemos que quanto mais difícil é a vida, mais chances teremos de um crescimento fenomenal. Contudo, isso só se derá quando aprendermos extrair lições que ajudarão no processo metamorfósico para alcançarmos um nível mais elevado. Independentemente do contexto religioso,volta e meia ouvimos testemunhos de pessoas que alçaram voos inimagináveis quando aprenderam com e usaram as ferramentas dispostas pelo sofrimento. Sempre há alternativas em meio à tormenta pois, mesmo sendo o ser humano autônomo, Deus está no controle de tudo. 
A questão é que somos dotados de emoções e, por falta de discernimento, envolvemos nossos sentimentos por demais às contrariedades. 
A bílbia registra que Abraão venceu as lutas dando glória a Deus. Rm 4.20... As emoções são muito perigosas quando não controladas; elas podem levar-nos a caminhos acidentados. Todos nós colecionamos algumas experiências nesse sentido, devido à nossa condição humana. Um grande filósofo chamado Sócrates disse: "homem, conheça-te a ti mesmo"... a bílbia fala-nos sobre uma característica do fruto do Espírito chamada "domínio próprio." Apesar de ser um desafio constante a questão do autopoliciamento, precisamos estar o mais próximo possível do equilíbrio para que se almentem as possibilidades de êxito em nossos feitos, com a ajuda do Senhor. Todos os dias Deus nos dá condições de sermos uma bênção - seja feliz!



Em Cristo,


Nenhum comentário: